Cinco grandes questões sobre o preparo do Café.


1- Existe uma temperatura ideal da água para preparar o café?

A temperatura da água para o preparo de um café é importante apenas para definir o quão rápido você quer que ele fique pronto. Quanto mais fria, distante do ponto de fervura, mais tempo é necessário para que os sabores contidos no grão torrado e moído possam ser extraídos. Se a temperatura é mais próxima ao ponto de borbulhas ferventes, tudo será muito mais rápido. 2 – Posso reutilizar o pó de café?

O pó de café é como o palito de fósforo: só se usa uma vez. Imagine que tudo o que existe de bom, em termos de aromas e sabores, está contido em cada partícula do pó de café e que a água faz o nobre serviço de transportar esses componentes para a xícara.

3- Como conservar o coador de pano?

Muita gente gosta de manter hábitos alguns tradicionais, como preparar o clássico cafezinho brasileiro no coador de pano.

Assim que passar o café, lave o coador em água corrente sem usar sabão ou detergente. Em seguida, escalde com água bem quente e ponha para secar. Esse hábito certamente manterá essa peça sempre boa para o uso. 4 – Posso usar um filtro de papel diferente do indicado para o método?

O encaixe do filtro com o porta filtro tem que ser justo como uma boa roupa: não pode ficar sobrando, nem parecendo que se está usando um número menor. Tudo isso para que a extração seja a mais eficiente possível dentro de suas características. Quando o filtro é menor, corre-se o risco de apenas um lado do papel manter contato com a parede do recipiente, piorando a qualidade da extração.

Você até pode usar um filtro diferente, mas fique atento ao processo, pois ele não estará em sua melhor formação. Lembre-se, se algo foi feito para trabalhar em conjunto com outro, tenha certeza de que não foi projetado por acaso.

5- O café de uma cafeteira italiana é igual ao café expresso?

Muita gente considera o café da cafeteira italiana parecido com o expresso, já que ambos ficam bastante intensos e concentrados. É justo, porém, admitir que cada método tem sua identidade.

Fonte: https://bit.ly/3dvS44n

Acesse nosso site e conheça mais sobre os nossos produtos: https://www.cafemuniz.com/⠀

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo